CLUBE DE CAMPO BRAGANÇA

CLUBE DE CAMPO BRAGANÇA
O CLUBE DE CAMPO DE BRAGANÇA PAULISTA acredita e apoia a natação master da cidade, para conhecer mais sobre o Clube de Campo de Bragança - http://ccbportal.org.br/

26 de fevereiro de 2011

O Rei do Canal da Mancha



De Igor para Igor

Esse é a lenda da maratonas aquáticas no nosso país, Igor de Souza, ele  atravessou o Canal da Mancha(32km) em 1996, quando cravou o melhor tempo do ano. Em 1997, fez o percurso de ida e volta em 18 horas e 33 minutos se consagrando bi-campeão mundial, Devido ao feito, Souza juntou-se a outros dois brasileiros que integram o seleto Hall of Fame (a sala da fama) da natação: a nadadora Maria Lenk, primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas e o próprio Abílio Couto.
Hoje pelo amor ao esporte ele é responsável por realiza um circuito de águas abertas que reúne centenas de nadadores de diversas faixas etárias do estado de São Paulo. 
para conhecer mais sobre os eventos que ele realiza acessem: http://www.maratonaaquatica.com.br

7 de fevereiro de 2011

A TEMPERATURA DA ÁGUA

Uma temperatura em torno de 28ºC a 30ºC é a mais confortável para as aulas de Fitness aquático. Neste intervalo, a temperatura é considerada morna e permite ao corpo responder aos exercícios propostos. Os benefícios do resfriamento continuam a ser sentidos, á medida que o calor aumenta devido á atividade vigorosa.
Na água fria, abaixo de 26ºC, as respostas fisiológicas do corpo se alteram. Com a diminuição da temperatura, o metabolismo corporal e a freqüência cardíaca diminuem, as funções circulatórias tornam-se mais baixas e a maioria dos fluidos do corpo permanece na região central do corpo, para manter o funcionamento dos órgãos vitais. A isquemia ( falta de oxigênio) pode ocorrer nos músculos das extremidades por causa da diminuição do fluxo sanguíneos. Isso poderá causar cãibras mais provavelmente na região da panturrilha. 
Deve-se destacar que temperaturas em torno de 22ºC e 25ºC estejam dentro do limite aceitável para a natação, talvez sejam muito frias para o programa de exercícios de impacto vertical (como hidroginástica), por outro lado tentar atingir benefícios de condicionamento físico em temperaturas em torno de 32ºC pode não ter bom resultado. Esta faixa de temperatura é muito quente para programas de exercícios figorosos, que por sua vez produz muito calor ao corpo. O exercício aeróbico intenso praticado nesta temperatura pode provocar alguns danos a saúde do praticante, há riscos de superaquecimento elevando o metabolismo e a freqüência cardíaca e o aumento da circulação da distribuição de fluidos. A temperatura mais elevada é indicada apenas para a pratica das atividades terapêuticas.
Trabalhar em temperaturas na faixa de 28ºC e 30ºC permite ao corpo reagir naturalmente e alcançar os benefícios do condicionamento físico, sem a preocupação de conservar o calor ou de superaquecer. As alterações fisiológicas decorrentes da temperatura da água são mínimas nesta faixa, e o corpo pode estabilizar a temperatura interna em níveis confortáveis.
Alguns estabelecimentos se dão ao luxo de terem piscina para natação e para hidroginástica, isso faz com que a programação fique mais simplificada em relação à temperatura da água. Essa facilidade pode oferecer programa de temperatura apropriada.

TEMPERATURAS RECOMENDADAS
Diretrizes e padrões da EAE ( Aquatic Exercise Association) para programas de exercícios na água.
Equipe de Natação
25,5ºC – 27,5ºC
Treinamento de Resistência (hidroginástica)
28ºC  - 30ºC
Idoso ( intensidade moderada e alta)
28ºC – 30ºC
Idoso ( intensidade baixa)
30ºC – 31ºC
Crianças ( treinamento)
28ºC – 30ºC
Crianças (aulas de natação)
27,5 para cima ( dependendo da idade)
Gravidez
25,5ºC – 29ºC
 Fonte: Manual do profissional de Fitness Aquático (AEA– Aquatic Exercise Association )5ª edição editora shape, 2008.

6 de fevereiro de 2011

QUEM FOI IAN THORPE






Ian James Thorpe  (Sydney13 de outubro de 1982), é um nadador profissional australiano. Especialista no nado livre, ganhou cinco medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, sendo o australiano com mais medalhas de ouro olímpicas. Em 2001, se tornou a primeira pessoa a ganhar seis medalhas de ouro em um Campeonato Mundial. No total, Thorpe ganhou onze medalhas de ouro em Mundiais, o segundo maior número para um nadador profissional em todo o mundo. É o único atleta a ter sido chamado de "Nadador Mundial do Ano" por quatro vezes pela revista Swimming World Magazine, e foi considerado também o "Nadador Australiano do Ano" de1999a 2003. Suas realizações atléticas fez dele um dos atletas mais populares da Austrália, com boa imagem do público e fama de realizar projetos filantrópicos. Foi reconhecido também como o "Jovem Australiano do Ano" em 2000. Segundo a Grand Slam International, seu passa-tempo predileto é surfar.

Aos 14 anos de idade, ele se tornou o mais jovem nadador do sexo masculino a representar o time oficial da Austrália (Australian Swimming Team). Sua vitória nos 400 metros livres do Campeonato Mundial de Perth de 1998 fez dele o mais jovem atleta do sexo masculino a conquistar o Campeonato Mundial. Após a vitória, Thorpe dominou os 400 metros livres, ganhando o evento em todas as competições Olímpicas, Mundiais, da Commonwealth e do Pan-Pacifico, até sua ruptura depois dos Jogos Olímpicos de 2004. Além de 13 recordes mundiais individuais de longa distância, Thorpe, junto da equipe australiana, acumulou vitórias nos revezamentos 4 × 100 metros e nos revezamentos 4 × 200 metros livres em Sydney, entre seus cinco recordes mundiais de revezamento. Suas vitórias nos 200 e 400 metros, junto do seu bronze nos 100 metros livres em Atenas, fizeram dele a única pessoa a ter ganhado medalhas na combinação 100-200-400m. Thorpe se tornou no único nadador até hoje a ganhar medalhas nas três provas em Jogos Olímpicos. 
Após os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, Thorpe ficou um ano afastado da natação e retornou ao Campeonato Estadual (State Championships) de 2005 na prova de 200 metros, indicando a sua intenção de se aposentar depois das Olimpíadas de Pequim em 2008. Nessa época também anunciou que, para se concentrar na prova dos100 metros livres, abandonou a idéia de disputar seu evento predileto de 400 metros, apesar da insistência do treinador Alan Thompson. Thorpe foi classificado para disputar os Jogos da Commonwealth em fevereiro de 2006 por ganhar os 100 e 200 metros livres em tempos de 49,24s e 1'46,42s respectivamente. Apesar disso, expressou decepção com seu próprio desempenho. Alguns contratempos como bronquite, também uma espécie de febre glandularfratura na mão, entre outros problemas, fizeram com que seus treinamentos fossem suspensos e que ele anunciasse sua aposentadoria em novembro de 2006, alegando, entre outras coisas, perda de motivação. A imprensa, nessa altura, já o acusava de má disciplina e apontava declínio em sua carreira internacional.
Para conhecer mais sobre esse fenomeno da natação acessem : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ian_Thorpe

5 de fevereiro de 2011

A volta de Thorpe

 Thorpe a lenda.....

SAIU NA BESTSWIMMING

02/02/2011

IAN THORPE

QUE LUGAR FICARIA IAN THORPE?


A volta de Ian Thorpe agora vai fazer muita gente comparar e fazer projeções deste que é um dos maiores nadadores de todos os tempos. Mesmo tendo abandonado a natação em 2006, Thorpe não baixa suas marcas há muito tempo. Nos 200 livre, os seus 1:44:06 foram feitos em julho de 2001 no Mundial de Fukukoka. Nos 400 livre, os 3:40:08 foram no Commonwealth de 2002. 
Até mesmo na piscina curta os tempos de Thorpe são bem "antigos". Os 200 livre 1:41:10 foram feitos em 2000 e os 400 livre 3:34:64 em 2003. 
Mesmo assim, Thorpe continua sendo competitivo. Confira o que aconteceria se ele tivesse nadado as últimas grandes competições internacionais: 
Nos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008 
Thorpe ficaria em 1o nos 400 livre e em segundo nos 200 livre atrás apenas de Michael Phelps que com os 1:42:96 destruiu o seu recorde mundial de 1:44:06. 

No Mundial de Roma em 2009 
Thorpe não seria completamente dizimado pelos trajes tecnológicos. Nos 200 livre, ficaria fora do pódium já que Paul Biedermann, Michael Phelps e Danill Izotov lhe superaram na marca. Nos 400 livre, perderia a prova por apenas um centésimo para o alemão Biedermann que levou o seu recorde mundial. 

No Mundial de Dubai em 2010 
Thorpe ainda ficaria em segundo lugar na prova dos 200 livre, apenas dois centésimos atrás do recordista de campeonato Ryan Lochte. Nos 400 livre, os 3:34:63 lhe dariam o título mundial com quase três segundos de vantagem sobre Biedermann. 


Pessoal, no mínimo interessante, e empolgante...esta sendo pensar em ver o maior nadador de crawl de todos os tempos de volta a competição, e mais, querendo mostrar resultados...
agora é só aguardar e torcer..!!!


Seguidores